Na tentativa de tornar o seu iPad em um autêntico painel automotivo, o desenvolvedor Steven Troughton-Smith adaptou o aplicativo Speed 2, para iPhone, ao seu tablet. O resultado foi um perfeito substituto aos mostradores tradicionais de seu carro. Lançado na terça-feira (10) na AppStore, o programa parte de uma premissa simples: aproveitar os recursos e sensores do tablet da Apple para oferecer uma solução alternativa de suporte ao motorista.
O aplicativo utiliza gráficos adaptados à tela Retina do novo iPad para mostrar rotas com o Google Maps (não exatamente como um GPS curva-a-curva, vale frisar), além de aproveitar o giroscópio e o acelerômetro do próprio aparelho para oferecer mostradores de bússola, velocímetro e quilometragem em tempo real.
A vantagem é poder aproveitar funções do app como o limite de velocidade, que notifica o motorista caso ele acelere demais. Ele pode também contar a distância do percurso, mesmo rodando em segundo plano, além de, é claro, poder carregar as músicas de sua biblioteca no aparelho. Além disso, os usuários podem escolher entre mostradores analógicos ou digitais, e entre norte real ou magnético.
O Speed 2 para iPad está disponível na App Store brasileira por US$ 2,99, e vem nos idiomas inglês, francês, alemão, japonês e espanhol Iinfelizmente ainda não possui suporte ao português). O programa é leve, e tem apenas 11,3 MB.
Mas atenção: para funcionar, é preciso ter conexão 3G no tablet e estar se movimentando a uma velocidade mínima. E é bom lembrar também que, por utilizar bastante o GPS, ele vai drenar a bateria do seu tablet.