Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Arte mostra como seria o novo Mapas da Apple (Foto: Reprodução/9to5mac) (Foto: Arte mostra como seria o novo Mapas da Apple (Foto: Reprodução/9to5mac))

Depois de muita especulação e rumores, a Apple pode estar preparada para abandonar de vez a tecnologia da Google para o aplicativo de mapas no iOS. De acordo com o site 9to5mac nesta sexta-feira (11), a próxima versão do sistema operacional para iPhone, iPod touch e iPad trará uma solução própria com interface 3D ainda em 2012, deixando os aparelhos com uma ferramenta ainda mais competitiva contra o Android.
Citando “fontes confiáveis”, o site afirma que o iOS 6 trará uma solução semelhante ao Google Maps, mas com uma “experiência muito mais clara, rápida e confiável”. Grande parte disso seria possível devido à compra das empresas Placebase, C3 Technologies e Poly9, e suas tecnologias que, juntas, teriam criado um banco de dados completo para os mapas.
O aspecto mais importante é o modo 3D, acionado por um botão permanente no programa, talvez onde se encontram as funções de tráfego, fixar alfinete, imprimir e tipos de visualização atualmente. Ainda de acordo com o 9to5mac, os mapas são renderizados com “gráficos realistas baseados em algoritmos desclassificados como alvo para mísseis”.
Na verdade, a C3 Technologies era parte da Saab AB, uma fabricante sueca de caças e armamento. Com a ferramenta dela a Apple será capaz de oferecer imagens de satélite super detalhadas, em alta resolução, além de fotografias semelhantes ao do Street View e integração com imagens compartilhadas por usuários. Confira no vídeo de demonstração da tecnologia C3 abaixo.



Além da navegação tridimensional, o ícone do aplicativo Mapas será diferente, com novas cores e uma visão 3D do campus Infinite Loop, da sede da Apple, em Cupertino, Estados Unidos. O atual ícone é uma referência à localização da sede da Apple.
É provável que o iOS 6 seja apresentado na 2012 WWDC (Conferência Global de Desenvolvedores, na sigla em inglês), em junho. Ainda segundo o 9to5mac, os pesquisadores da Apple já estão testando várias versões do sistema operacional simultaneamente (no final do estágio de desenvolvimento, as melhores características são juntadas em um único produto). O site também disse que não haverá grandes mudanças visuais na tela inicial, nem a inclusão de widgets, como era esperado.

▲ Voltar ao Topo