O hacker Dmitry Grinberg foi na contramão do desenvolvimento de hardware e montou um computador muito simples, que roda Ubuntu, e leva umas quatro horas apenas para dar boot no sistema. Evidente que o computador gambiarra é um experimento, e não uma iniciativa comercial. Entre as ideias por trás da máquina de Grinberg, está mostrar a versatilidade do Ubuntu.
A conexão com periféricos se dá através de portas serial. Por esta interface, Dmitry plugou seu computador a um monitor LCD e a um teclado. Ele acredita que, em teoria, qualquer hardware pode ser usado no computador, desde que com drivers corretos.
Segundo Grinberg escreve em seu site oficial, esta deve ser a configuração mínima para o Linux rodar. Ela é tão abaixo do mínimo presumido, que Dmitry teve de redigir um emulador para que o sistema operacional conseguisse conversar com o processador de 24 MHz. Isso se fez necessário porque o Linux reconhece apenas processadores com, no mínimo, 32 bits. Mas o antigo ATmega, usado no experimento, oferece apenas 8.
O resultado de mais essa gambiarra fez o que já era lento ficar muito pior. Por conta do emulador, o clock do processador caiu para 6,5 KHz (em números absolutos, um processador de 2 GHz é 300 mil vezes mais rápido. Considerando o conjunto e os sistemas atuais, é possível até que o processador moderno seja milhões de vezes mais veloz).
Em seu site, Dmitry esclarece que, embora leve quatro horas apenas para inicializar o sistema, o seu computador é, depois de carregado o Ubuntu, razoavelmente utilizável: “você leva em torno de um minuto para ter a resposta de um comando”, escreveu. Na estimativa de Dmitry, qualquer tarefa gráfica levaria alguns dias para ser realizada.
Para construir o computador mais lento do mundo a rodar Linux, Dmitry gastou menos de US$ 20 dólares (algo próximo a R$ 35). O hacker acredita que trata-se do “mais barato, mais lento, simples de montar, com menos peças e mais rústico computador a rodar Linux”. Se você tem interesse em construir um computador que leva quatro horas para ligar, Dmitry ensina o caminho em seu site.
No vídeo abaixo, um time-lapse mostra o computador funcionando: