
O sistema Android conta, a partir de suas mais recentes atualizações, com ferramentas que ajudam a criptografar todos os dados do seu celular, assim como a bloquear a tela inicial do telefone. Mostraremos, em simples passos, como você deve proceder para proteger ao máximo o conteúdo do seu smartphone Android.
Conforme informamos, essas ferramentas para bloquear o acesso ao Android estão disponíveis apenas nas atualizações mais recentes do sistema operacional.
Bloqueando a tela do seu Android
A primeira barreira de segurança que pode ser ativada é o bloqueio por senha da tela do seu smartphone. Para bloquear o acesso de outras pessoas logo de cara, você deve ir até as “Configurações” do seu aparelho e, na área de segurança, selecionar “Lock screen” e “Screen Lock”.
Feito isso, você deve ver diversas opções, como apenas passar a mão na tela ou reconhecimento facial, todas classificadas conforme o nível de segurança que proporcionam. A última forma de bloqueio encontrada deve ser por senha (ou “password”). Selecione essa opção.

Criptografando os dados do celular
Digamos que você quer mais proteção para os dados do seu celular Android. Apenas bloquear a tela inicial não foi suficiente para você e novas medidas de segurança devem ser tomadas. O sistema operacional móvel da Google também oferece uma opção para isso, podendo criptografar o conteúdo do seu celular.
Imagens, músicas, contatos, contas, configurações, aplicativos e qualquer tipo de arquivo presente no seu celular será criptografado, ou seja, não será possível acessá-los sem entrar com uma chave especial. Essa chave especial é um password que você deve criar para acessar o conteúdo.
Toda vez que o seu celular for ligado, a senha será solicitada e, sem ela, o acesso ao conteúdo do seu Android é negado.
Existem certos riscos em criptografar todo o conteúdo do celular, já que a ação é irreversível e, caso seja interrompida na metade porque você mudou de ideia, causará a perda de dados do aparelho.
Caso você ainda deseje usar a criptografia para proteger as informações do seu smartphone, você deverá carregar o telefone celular e deixá-lo conectado ao carregador. Essa parte é importante para evitar que aconteçam imprevistos durante o processo, como falta de bateria.
Feito isso, novamente em “Configurações”, na área de “Segurança”, você deve ver a opção “Criptografar telefone”. Selecione essa opção.

Você deve ver uma tela informando que o processo é irreversível e que deve demorar aproximadamente uma hora para ser concluído. Novamente, é importante informar que, para não acontecer nenhum problema durante o processo para criptografar seus dados, você deve manter o seu celular conectado a um carregador, evitando quedas de bateria.

Assim que o processo de criptografia terminar, será solicitada a senha que deverá ser incluída quando o smartphone for ligado. Feito isso, você já pode ficar tranquilo com o seu celular Android, sabendo que ele está mais protegido do que nunca.